Espanha é um país accessível no que se refere ao orçamento necessário para se matricular em uma universidade, sendo que o custo dos estudos varia bastante entre Universidades públicas ou privadas.
O preço dos cursos oficiais ministrados pelas Universidades públicas é regulado e publicado cada ano pelo Governo Central.
A matrícula para estudos de graduação nas Universidades tem um custo aproximado de 800 euros cada ano (para dois semestres, o que é equivalente a 60 ECTS).
No caso das Universidades particulares, os preços da matricula são estabelecidos livremente por cada instituição, segundo seus próprios critérios.
Exemplos de preços aproximados:
-Aluguel compartido: 400 a 700 euros (agua, luz e gás incluídos);
-Alimentação básica: 300 euros;
-Transporte público mensal: 20 a 80 euros, dependendo da zona em que viva.
-Café da manhã na Universidade (torrada com manteiga e geleia, café com leite ou café solo ou achocolatado ou chá): 2 euros;
-Menu do dia ( 1º prato, 2º prato, agua e sobremesa) em um restaurante na Universidade: 7 euros aproximadamente. Refrigerante a parte 2 euros.
-Passe de transporte mensal viagens ilimitadas: 35-50 €.
-Conexão internet, linha de telefone móvel: 40 euros por mês aproximadamente.
Em relação ao custo de vida, convém ressaltar que os preços podem variar em função da cidade na que resida – sendo que, em geral, as cidades maiores são mais caras sobretudo no que se refere ao aluguel mensal.